sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Eixo VIII - Surgimento do tema do TCC - Aperfeiçoado

Durante o 8º semestre desenvolvemos o nosso estágio curricular, onde tivemos a oportunidade de estar em sala de aula e aplicar os conhecimentos aprendidos durante o curso, como, por exemplo, o diálogo para contornar situações difíceis, para instigar, provocar a curiosidade, orientar os alunos, os trabalho em grupos para desenvolver a cooperação, a descentralização de ideias, dentre outras aprendizagens importantes.
Mas, foi a partir do estágio que surgiu o estranhamento a algum assunto que nos motivou a desenvolver nossa pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso, no meu caso, foi através da observação aos diálogos das crianças que notei o quanto a televisão as influenciava e servia de referência durante a construção do conhecimento, pois faziam ligações de conteúdos, assuntos com cenas ou imagens que apareciam na tv, como, por exemplo, quando eu indagava se conheciam determinados animais eles afirmavam que somente haviam visto na televisão.
Foi a partir desse momento que fiquei curiosa em saber se um único programa de televisão, no caso investigado, o desenho animado do Pica-Pau poderia ter possíveis influências no comportamento e nas representações sociais das crianças. Segundo diferentes autores, dentre eles, Pindado (1996) diz que quando se vê televisão retêm-se um conjunto de gestos, comportamentos, movimentos e até mesmo a forma de falar de certos personagens. Este conjunto de aquisições se repercute no marco das suas relações sociais, e em diversos espaços sócio-ecológicos inter-relacionados, como a família, os amigos e a escola.
Esse processo foi evidenciado no material empírico coletado durante a pesquisa, pois quatro dos sete alunos entrevistados afirmaram que costumam imitar a risada do Pica-Pau em diferentes situações, como, no banho, nas brincadeiras com amigos e assistindo esse episódio, comprovando nesse caso que as crianças retiveram a forma de falar, ou seja, de rir, do personagem principal desse desenho animado, demonstrando a pouca influência da televisão sobre as crianças, o que foi uma grande surpresa, pois contradisse o referencial teórico, e não acarreta em nenhuma conseqüência positiva ou negativa, como de fato abordaram os autores.
Assim, através desse levantamento seria esperado que as crianças imitassem determinadas atitudes, tivessem o comportamento semelhante ao Pica-Pau, como, por exemplo, algumas palavras com sentido pejorativo, “scripts” de agressões, etc, o que definitivamente não acontece. Por isso, pode-se dizer que houve pouca influência, pois não existiu a assimilação dessa agressividade, o uso de “palavrões”, apenas da risada desse personagem, que não muda o comportamento e as representações sociais da criança.
Através dessa pesquisa as crianças demonstraram que já descentralizaram seu egocentrismo, evidenciando que conseguem se colocar no lugar do outro e que os episódios “Chapeuzinho Diferente” e “Roubando Gasolina” trazem aprendizagens positivas e negativas, que podem ser tanto de encentivo a imaginação e ao lúdico quanto a fala de palavras pejorativas, bringas, etc, as quais podem variar dependendo do nível de desenvolvimento da capacidade de análise e da consciência crítica da criança, por isso é preciso que elas estejam acompanhadas de seus pais, educadores ou adultos para que elas possam discutir, dialogar os assuntos, as cenas televisivas a fim de desenvolver o seu juízo crítico, a capacidade de compreensão, construindo a sua idadentidade e a sua personalidade através da autonomia. Entretanto, durante a pesquisa percebi outro aspecto que é imprescindível salientar e foi muito marcante durante a coleta do material empírico foi quanto à falta de acompanhamento dos pais quando os filhos estão na frente da televisão, pois todos os entrevistados relataram que nesse momento seus pais estão ocupados em diferentes tarefas, a mãe fazendo serviços domésticos e o pai trabalhando fora, característica essa marcante até a época da Revolução Industrial, mas que perpetua até os dias de hoje, evidenciando a influência que a sociedade tem sobre a vida das pessoas.

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Deise,

em primeiro lugar quero destacar que considerei muito original e instigante a temática que estás desenvolvendo no TCC e acredito que resultará num belo trabalho. Para contribuir com a tua produção sobre o assunto, sugiro que deixes mais claras as conclusões que apresentas aqui. Por exemplo: o fato das crianças imitarem a risada do Pica-Pau contradiz o referencial teórico consultado? O que seria esperado que elas se apropriassem? Segundo o autor que fazes referência as crianças "podem" reter um "conjunto de gestos, comportamentos, movimentos e até mesmo a forma de falar dos personagens". No caso de reproduzirem a risada do personagem não estariam fazendo exatamente o que o autor diz? Como isso pode representar pouca influência?
Deixe isso mais claro e seguimos dialogando...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Deise disse...

Oi prof. Nádie!
Já refiz minha postagem acrescentando as informações de acordo com o que indagaste.
Abraços!
Deise Monteiro

Nadie Christina disse...

Oi Deise,

Agora ficou mais claro aquilo que consideras como "pouca influência". Espero que o exercício de "defender" os teus argumentos/conclusões contribua para a defesa do teu TCC.

Grande beijo,
Profa. Nádie

Nadie Christina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.