quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Considerações Finais

Ao término desse curso, gostaria de fazer algumas considerações finais sobre o processo desenvolvido nesse blog.
É imprescindivel relembrar que ele foi criado no intuito de registrar as aprendizagens, os conhecimentos construídos pelas diferentes interdisciplinas, bem como as frustrações e as conquistas tidas durante o curso. Esse espaço permitiu que registrássemos o que considerávamos de maior importância, na intenção de não deixar que esses conhecimentos morressem e que pudéssemos olhar para trás e ver o quanto crescemos, compartilhando tudo isso com os colegas e demais navegadores virtuais.
Os registros feitos nesse blog evidenciaram que as interdisciplinas proporcionaram várias aprendizagens que contribuíram para nossa formação pessoal e profissional, que posteriormente puderam ser evidenciadas na prática em sala de aula, especialmente no estágio curricular. Nesse sentido, acredito que uma das contribuições mais importantes foi sobre o papel do diálogo não só na sala de aula como também na vida pessoal, uma vez que este é a “chave” para os outros caminhos e ele permite que nós educadores despertemos o ato de ação-reflexão, já que “o diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e re-fazem”. (p. 123, FREIRE e SHOR, 1986).
Assim, acredito que devemos usar o diálogo em qualquer situação, como ressaltava o mestre Paulo Freire, pois ele possibilita a ação-reflexão, a solução de conflitos, o questionamento, a instigação, além da troca de experiências, etc. Penso que essa é a chave para desdobramos nossas aulas e proporcionarmos uma relação equivalente e não de superioridade um sobre o outro. Do mesmo modo, para estabelecermos uma relação dialógica é necessário conceber a criança como ser ativo, valorizando suas experiências e seus conhecimentos prévios, utilizando-os como base para provocar a curiosidade, ampliá-los e introduzir novos assuntos e aprendizagens. Essas foram algumas ações e conhecimentos adquiridos nesse curso que se fizeram presentes em minha prática docente, construindo uma relação de trocas mútuas. Assim como também em nosso trabalho de conclusão do curso, em que a partir de um assunto ou acontecimento ocorrido no estágio motivou nossa curiosidade e fomos movidos a pesquisar sobre ela. Nesse processo fomos concebidos como sujeitos ativos, orientados através do diálogo que se fazia presente em algumas aulas presenciais, emails, MSN, etc, que partiu da valorização de nossa experiência para ampliação ou a busca desse novo assunto.
Aprendemos ao longo do curso o papel que o professor precisa desenvolver para construir aprendizagens significativas. Ele precisa ser orientador, mediador, instigador, dialógico e amigo, compreender que tanto ele ensina como aprende com o aluno. Ele precisa criar situações, desafiar a criança, promover aulas diversificadas que valorize o lúdico para que facilite a construção de novos conhecimentos.
Eu poderia ficar aqui descrevendo tantas outras coisas que aprendemos sem me cansar de falar, tudo isso para provar o quanto a educação à distância pode sim proporcionar um ensino eficaz, construindo muitas aprendizagens, onde o professor é o orientador e o aluno que se responsabiliza pela busca de novos saberes e eu sou a prova disso, pois foi a partir desse curso que me transformei em uma nova professora que pretende estar em uma sala de aula e colocar em prática tudo que aprendi na intenção construir uma educação transformadora.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

é bom saber que ao final desta etapa importante, e que tivemos o privilégio de acompanhar, tens tantos aspectos positivos para destacar. O que mais me chamou atenção nas tuas considerações finais foi destaque para o diálogo, que foi tão marcante na tua formação, na modalidade a distância. Isso prova que mesmo física e geograficamente distantes podemos interagir, problematizar e contribuir para a construção do conhecimento.
Agradeço por teres compartilhado conosco estes registros que contribuem para confirmar nossas certezas de que é possível fazer educação de qualidade a distância.
Um grande beijo,
Profa. Nádie