quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Revisitando o 7º semestre

Revisitando as propostas e leituras desenvolvidas no 7º semestre, notei que elas contribuíram para meu tcc e para a minha formação docente.
A interdisciplina Educação de Jovens e Adultos ensinou o quanto é importante trabalharmos a partir da realidade do aluno e valorizar suas experiências, especialmente as suas praticas letradas, pois embora muitos adultos não sejam alfabetizados já sabem fazer uso da leitura e da escrita, aprendidos em diversas situações complexas da vida, como transações de dinheiro, práticas esportivas, etc.
Desse modo, aprendemos que a função da EJA é proporcionar conhecimentos que vão ao encontro com suas experiências e com seu mundo do trabalho para isso é necessário partir desses conhecimentos para posteriormente ir acrescentando novas informações conectando-as a sua realidade, construindo uma aprendizagem significativa.
Além de aprendermos a respeitar os conhecimentos e as experiências na EJA, a interdisciplina de Libras foi muito semelhante, porém contribuiu no sentido de respeitarmos os surdos, conhecermos um pouco da história da cultura e da comunidade surda, da língua de sinais a qual é uma das características desta, bem como os preconceitos e dificuldades que enfrentam na sociedade.
Já nos estudos realizados no Seminário Integrador foi dado continuidade aos Projetos de Aprendizagem, os quais nos prepararam para o tcc, como expliquei na postagem anterior e ainda exercitamos nosso poder de argumentação, onde tínhamos que falar se concordava ou discordava sobre as características dos elementos de um PA. Esse exercício nos ajudou a desenvolver nossos argumentos, tendo que colocar nossa opinião, buscar evidências e explicar bem a fim de convencer o leitor de nossa opinião/ideia. Esse processo está se fazendo fundamental em nosso tcc, uma vez que precisamos argumentar em cima do material empírico e teórico, discutindo e analisando cada ideia.
Por fim, revisitando a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, desenvolvemos estudos sobre a importância do uso de temas geradores na prática pedagógica. Mas para isso precisamos partir da situação presente, existencial de nossos alunos na sala de aula, suas curiosidades, por meio do diálogo, pois através dessa interação que o professor conhecerá a linguagem dos alunos, bem como sua visão de mundo, suas dúvidas, anseios, desejos e temores.
Foi por essa linha de pensamento que se fez nosso tcc, onde partimos do estranhamento com algum problema, acontecimento, assunto, que ocorreu na sala de aula durante nosso estágio, que moveu nossa curiosidade e fomos motivados a pesquisar.
Nesse mesmo estudo vimos à importância do trabalho por Projetos, os quais possibilitam a participação efetiva de alunos e professores no processo de produção do conhecimento, desenvolvendo assim um trabalho cooperativo e coletivo, aonde alunos e professores aprendem juntos.
Ainda, possibilitam que os alunos desenvolvam pesquisas a partir de temas de seu interesse/curiosidade, fazendo com que sejam sujeitos ativos e estabeleçam conexões com sua realidade e com seus conhecimentos prévios, construindo assim uma aprendizagem significativa.
Todas essas características vão ao encontro de nosso Trabalho de Conclusão do Curso, pois partimos de nossa curiosidade, investigando a realidade, coletando dados sobre ela, analisando-os e argumentando-os, fazendo presente à relação dialógica entre aluno e orientador, onde ambos passam a conhecer/aprender juntos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Deise,

Em tua postagem destacas aspectos importantes do fazer pedagógico, como: a valorização das experiências dos alunos e das práticas letradas que possuem, a conexão com a realidade, abertura às curiosidades e interesses dos alunos, o exercício do diálogo. Certamente, essas práticas devem estar sempre presente no trabalho do professor, em qualquer modalidade de ensino.

Com relação ao trabalho de argumentação desenvolvido a partir dos PAs, é importante destacar que a argumentação está presente em várias situações da nossa vida. Quando justificamos a necessidade de ganhar/comprar algo junto aos nossos pais, estamos argumentando. Quando justicamos ao professor uma falta/ausência ou atraso na entrega de algum trabalho, estamos argumentando. Argumentar, portanto, é um exercício diário. Há, porém, diferenças entre uma argumentação de situações cotidianas e uma argumentação científica, como é o caso do TCC. Por isso mesmo é que o argumento, nesse caso, precisa estar apoiado em questões teóricas e esse processo exige leitura, compreensão, análise, reflexão.

Parabéns pela reflexão!
Beijos, Rô Leffa.