terça-feira, 19 de outubro de 2010

Revisão eixo VI

Analisando as atividades desenvolvidas no eixo VI, constatei que a grande maioria das interdisciplinas estudadas contribuiu para o meu desenvolvimento como estudante e como docente, além de colaborar com o meu tcc.
A interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II me fez conhecer os estágios do desenvolvimento humano, segundo Piaget, os quais permitiram compreender as diferentes formas de organização mental que possibilitam diferentes maneiras do indivíduo de relacionar com o seu redor.
Foi por esse motivo que constatei através do material empírico de minha pesquisa que as crianças entrevistas estavam saindo do egocentrismo e estavam se colocando no lugar do outro, características do estágio operatório concreto.
Por essa razão em muitas das suas respostas diziam que o Pica-Pau brigava com o Leôncio, bem como usava palavrões e isso pode incentivar os telespectadores a brigarem e fazerem o uso de palavras pejorativas, etc, evidenciando assim a capacidade de análise e criticidade, o que é uma característica desse estágio.
Já a interdisciplina de Filosofia contribuiu com o exercício de argumentação, onde tínhamos que defender ou acusar as idéias de um antropólogo, entre outras atividades semelhantes, as quais nos ajudaram a desenvolver nosso poder de argumentação, seja sobre nossas idéias a respeito de um assunto/tema, seja sobre nossa visão de mundo ou até mesmo para discutir e analisar uma questão, um problema, como em nosso tcc, fazendo o leitor compreender nosso pensamento ou posição.
Nesse mesmo semestre tivemos o Seminário Integrador VI, onde aprendemos a fazer um Projeto de Aprendizagem, os qual se assemelha muito a um tcc, pois traz a interdisciplinaridade ou até mesmo vários campos do conhecimento, aspectos ou ponto de vista.
Do mesmo modo, tanto os PAs quanto um tcc parti de uma curiosidade, um problema, leva-nos a levantar hipóteses, refletir, analisar e selecionar informações e dados que cabem a pesquisa. Nesse mesmo processo o professor passa a ser orientador, desafiador e até mesmo aprendiz e pesquisador, tendo que averiguar dados e informações que foram coletados, pesquisando para saber talvez sobre um assunto que os alunos escolheram e que não era de seu conhecimento.
Assim, podemos dizer que nesse eixo desenvolvemos um Projeto de Aprendizagem que contribuiu para nosso desenvolvimento nos preparando para desenvolver agora nosso tcc, pois ambos são estruturalmente semelhantes transformando-nos em meros pesquisadores.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Deise,

Nessa postagem conseguiste articular muito bem elementos teóricos a experiências práticas como o TCC). Parabéns!

O trabalho com PAs, por suas características, foi, em certa medida, uma preparação para o TCC, pois, como disseste, eles se assemelham. Esse modo de trabalho impõe um novo olhar sobre o professor, o aluno e o conhecimento. O aluno é quem busca o saber guiado por sua curiosidade e orientado pelo professor que atua como mediador, colaborador. O professor ajuda o aluno a estabelecer um diálogo com diferentes autores para, a partir daí, construir/produzir conhecimento. É, sem dúvida, uma experiência que exige disciplina, organização do tempo e dedicação.

Beijos, Rô Leffa.