terça-feira, 5 de outubro de 2010

Análise eixo V Refeita

A interdisciplina Organização e Gestão da Educação proporcionou conhecimentos a cerca das diretrizes curriculares, recursos financeiros destinados a educação, federalismo e descentralização. Já os estudos desenvolvidos em Psicologia da Vida Adulta abordaram as fases de Erikson, a aprendizagem na vida adulta. Conhecimentos estes que não contribuíram para a fundamentação teórica e a análise empírica sobre as possíveis influências do pica-pau na infância das crianças, o qual é o tema que desenvolvo minha pesquisa.
Entretanto a interdisciplina Seminário Integrador V foi de sumo valor, uma vez que aprendemos a importância de organizarmos o nosso tempo, pois se eu não tivesse me organizado e elegido prioridades não teria dado conta de desenvolver as propostas do curso, como, por exemplo, a revisão dos eixos e as postagens semanais nesse portfólio de aprendizagens.
Hoje percebo o quanto é essencial construirmos um cronograma, uma agenda das tarefas que temos que realizar num certo período de tempo, priorizando a faculdade e abrindo mão das horas dedicadas ao serviço doméstico, ao lazer e a família.
Desse modo, posso destacar que os conceitos presentes nesse eixo que se refletiu nas minhas práticas pedagógicas e ainda se fazem presentes até hoje foram à organização do tempo e prioridades.
Esses conceitos foram dialogados no texto “Organizar o Tempo é Fundamental”, onde este guia sobre a organização do tempo baseou-se na tradução e adaptação livre, por Marie Jane Carvalho, do guia do estudante Saint Mary University, Canadá, proposto por essa interdisciplina.
Dessa forma, como salientou a professora Marie Jane, especialmente na página 68, o controle sobre o próprio tempo trará vários benefícios, tais como:
“- Você se sentirá menos estressado se mantiver a agenda de realizações em dia.
- Você se sentirá bem consigo mesmo, com a sensação de dever cumprido, ao saber que seus objetivos estão se realizando.
- Você terá mais tempo, sem aquela sensação de estar sempre correndo contra o relógio.
- Você desenvolverá melhores habilidades de trabalho e com isso maior produtividade”.

Portanto, muitas vezes pensamos que estamos perdendo tempo em nos organizarmos e elegermos prioridades, colocando quais nossos objetivos, quais as estratégias e o tempo previsto para concretizá-los. Porém, através dessa organização não corremos o risco de esquecer uma tarefa importante, romperemos com a sensação de não dar conta de tudo e além do mais destinar um tempo preciso para desenvolver uma atividade garantirá maior qualidade da mesma, do que empurrarmos todas elas com a barriga e achar que no último dia e em poucas horas daremos conta de tudo.
E nós como docentes e estudante precisamos dessa organização para planejar aulas, corrigir trabalhos e provas, fazer uma postagem semanal no portfólio, desenvolver pesquisas para o tcc, etc. É por essa razão, que costumo destinar 30 minutos todos os dias para ler e responder emails, já que a internet discada é muito lenta, além disso, costumo destinar 2 horas para preparar aula particular para meu aluno, assim sucessivamente, na intenção de manter-me organizada e desenvolver as atividades tranquilamente, garantindo melhor qualidade.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Deise,

Tendo em vista que a proposta do SI para esse semestre é revisitar os eixos iniciais a fim de
1) Identificar competências desenvolvidas neste (per)curso e seus reflexos nas práticas pedagógicas e no seu estágio.
2)Estabelecer redes de relações entre os conceitos presentes nas diferentes postagens... eu te pergunto: que conceitos abordaste nessa postagem? com quais autores dialogaste? que reflexos observaste na tua prática pedagógica?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

Deise disse...

Olá Rô.
Refiz a minha postagem acrescentando suas sugestões.
Beijos
Deise Monteiro