quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fechamento do eixo 1, 2 e 3

Nessa última postagem mensal, gostaria de fazer um fechamento sobre as contribuições das interdisciplinas do 1º, 2º e 3º semestre e os avanços que já tive durante o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão do Curso.

Não tive muito sucesso na busca da fundamentação teórica nesses eixos, pois como propus a pesquisar as influências do Pica-Pau no comportamento das crianças, os assuntos de alfabetização, Projeto Político Pedagógico, Psicanálise na educação, Artes Visuais, Música e Teatro na escola, dentre outros temas estudados não vieram a calhar com minha busca de pesquisa. Entretanto apenas a interdisciplina de Literatura me ajudou nessa investigação, difundido a ideia de que no desfecho dos contos de fadas tudo acaba bem. Desse modo, em alguns episódios do Pica-Pau, como Chapeuzinho Vermelho, Os Pedidinhos, baseados a partir dos contos de fadas propagam essa ideia, como já mencionei na postagem anterior.

Apesar de não ter ressaltado ao longo de minhas postagens e como foi muito bem lembrado pelos colegas na nossa última aula presencial, aprendemos no início do curso a nos organizarmos no tempo e a pesquisarmos em sites seguros e confiáveis.

Se não fosse essa organização do tempo, com certeza eu não teria chegado até aqui e não teria desenvolvido boa parte do meu tcc, especialmente o fichamento, a justificativa, a fundamentação teórica e a metodologia. É necessário destinarmos um tempo diário para nos dedicarmos a busca, a pesquisa e a investigação do nosso trabalho, deixando muitas vezes de ficar ao lado da família, de passear e etc, porém esse esforço é necessário para desenvolvermos um bom trabalho.

Não obstante além de eleger um tempo para estudar precisamos saber em que sites iremos procurar subsídios teóricos para discutir em nossa pesquisa, não basta simplesmente entrar no Google e digitar qualquer palavra, precisamos de uma ferramenta confiante como o Google acadêmico, outros TCCs, Teses, livros, artigos, etc, que venham a contribuir com concepções de diferentes autores, como no meu caso, Camurra e Teruya (2008), Pacheco (1998), Sanson e Di Muccio (1993), Fischer (2002), Brito (2005), Revista Veja, Pesquisas da UNESCO, etc, autores e pesquisas que falaram sobre a influência dos programas televisivos, especialmente os desenhos animados, a questão da indústria cultural e o consumismo na infância, questões essas que são discutidas e a analisadas minuciosamente durante o meu trabalhos de conclusão do curso.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Deise,

Tua postagem não traz elementos novos em relação ao que já havias apresentado anteriormente. Vou reforçar o que disse antes: sinto falta de uma discussão teórica, do teu diálogo com autores dos primeiros eixos. Embora não tenhas encontrado possibilidades de relação com o teu TCC, podes discutir conceitos, autores e relacionar com a tua prática pedagógica. No final do curso, é quase impossível que não consigamos estabelecer uma relação interdisciplinar entre teoria e prática, entre diferentes àreas do conhecimento.
Por isso, vou pedir que amplies a discussão, produzindo uma nova postagem a fim de contemplar a proposta do SI.

Outra questão: o que te levou a tomar o Pica-Pau como um conto de fadas? Não seria o desenho animado um gênero discursivo diferente? Afinal, tua discussão se aproxima mais da Literatura ou da Comunicação (televisão)?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.